
Hoje foi dia de vermos Cristiano Ronaldo a exibir o seu gosto por música africana, num vídeo que publicou no Instagram. Já o tinha feito, por exemplo, com canções de Anselmo Ralph e C4 Pedro, mas agora saiu de Angola, abraçando um som onde colaboram artistas de São Tomé e da Guiné-Bissau.
O craque português filmou-se a treinar no ginásio ao som da música “Te Amo”, dos são-tomenses Calema, que conta com a participação especial do guineense Manecas Costa. Falámos com ele, pois foi rápido a congratular-se com o momento nas suas redes sociais. “Amei saber que o melhor jogador do Mundo é apreciador do nosso trabalho”, disse ao nosso site. “Viva a família lusófona. Estou muito contente, é uma sensação única.”
O músico não conhece o jogador pessoalmente, mas aprecia as qualidades dele. Uma admiração que aumentou hoje. “Agora ainda sou mais fã do Cristiano Ronaldo!” O virtuosismo do Manecas está na canção dos Calema em dois instrumentos – guitarra e viola-baixo –, mas foi mais longe: fez a letra, em crioulo da Guiné-Bissau. “E também participei no videoclip”, conclui satisfeito.

Os Calema também recorreram às redes sociais para celebrar terem um fã tão mediático. “Quando vês que o melhor do Mundo tem a tua música como motivação nos treinos, aí vem o sentimento de orgulho! Esta é a magia da lusofonia, este é o poder da música cantada em português. Obrigado Cristiano por nos representares tão bem.”

Para terminar em beleza esta história, sublinhe-se que o Manecas atravessa mesmo uma fase iluminada da carreira, já que lançou recentemente o videoclip de “Mantenha”, gravado em Bissau. “É a música que fiz com o DJ Mandas e neste vídeo tivemos a participação dos Netos de Bandim, um grupo de dança da Guiné-Bissau.” Já tens banda sonora para o próximo treino, Cristiano.